terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Jogos de Point and Click e Adventures


A dica vai para os amantes do triatlo jogos + cartoons + humor cáustico. Os "point and click games", ou jogos de apontar e clicar, são divertidos, simples e com instruções básicas. O jogador utiliza o mouse, interagindo com objetos do cenário (o ponteiro se modifica quando passa por algum item clicável) de modo a deflagrar situações para se atingir o objetivo do jogo. Há uma ordem pré-determinada de ações a serem realizadas, o que não torna o jogo monótono devido à imprevisibilidade em alguns momentos.

Um dos jogos que me chamou a atenção foi o "The visitor", desenvolvido pela empresa New grounds, uma das melhores do ramo, na minha opinião. Nele, o jogador controla as ações de um verme alienígena que chega à terra dentro de um meteorito, objetivando dominar o planeta. Uma outra série muito interessante é a "Journeys of Reemus", em que um famoso exterminador de pragas (entre elas dragões) meio hippie e seu fiel escudeiro Liam (um urso roxo?!?) resolvem problemas em um universo medieval paralelo. Outra ótima pedida é a série de 3 minijogos chamada "Reincarnation", na qual um pequeno diabo tenta recuperar almas para o inferno a mando do próprio Lúcifer. Os jogos são online não havendo necessidade de baixá-los. Pela rede, ainda encontramos guias passo-a-passo chamados "walkthroughs" para o avanço nos jogos, porém sugiro não usá-los de modo a aproveitar bem as surpresas.

Os jogos de point and click são bisnetos dos chamados "adventure games" desenvolvidos pela Lucas Arts, Sierra, entre outras empresas na década de 90. Jogos como "Maniac Mansion", "Day of the Tentacle", "The Dig", "Sam & Max: Hit the road", "Indiana Jones in the fate of Atlantis", "Full Throttle" e as séries "Monkey Island" e "Larry Suit Larry" viraram febre em períodos pré-internet no Brasil e eram adquiridas (leia-se compradas) em lojas de artigos para informática. Os jogos são pequenos para a tecnologia atual (Day of the tentacle por exemplo, são míseros 7.59Mb) e alguns deles só funcionam com softwares que emulam o obsoleto (há controvérsias!) sistema DOS como o DOSbox. Softwares tradutores também facilitam como o Scummvm.

Sem mais trolóló, postarei os links dos jogos indicados neste post. Vasculhem pelo site da New Grounds que encontrarão mais. Além de jogos, a New Grounds conta com um acervo de animações e artes gráficas de cair o queixo. Divirtam-se...

Jogos de point and click

- The visitor
http://www.newgrounds.com/portal/view/404463

- The Several Journeys of Reemus
http://www.newgrounds.com/portal/view/439589
. Chapter 1
http://www.newgrounds.com/portal/view/459042
. Chapter 2
http://www.newgrounds.com/portal/view/471838

- Reincarnation: A Demons day out
http://www.newgrounds.com/portal/view/467167
- Reincarnation 2: Riley's out again
http://www.newgrounds.com/portal/view/493215
- Reincarnation 3: Out to Sea you die
http://www.newgrounds.com/portal/view/52389

Jogos antigos de adventure - procurar os indicados na categoria RPG/Adventure
- Sarcófago
http://www.sarcofago.com.br/

No próprio site dá pra baixar os aplicativos necessários (DOSbox e Scummvm) para rodar os jogos. Os dois vêm com tutoriais. Quaisquer dúvidas, é só postarem.

2 comentários:

  1. viva,
    faz alguma ideia do tipo de perfil dos jogadores de point-and-click?
    obrigado
    vitor

    ResponderExcluir
  2. Vitor,

    Vou arriscar: sexo masculino, faixa de 30 anos (saudosistas dos antigos adventures), curiosos, perceptivos, com boa percepção, tendência à desafios e capacidade de solucionar enigmas...
    Concorda? rs

    ResponderExcluir